Psicologia

A Psicoterapia auxilia os descobrimentos, na maioria inconscientes, e através da palavra, propõe mudanças necessárias nas emoções, pensamentos e comportamentos. Desta forma tomamos consciência d conflitos inconscientes da alma. O cérebro como estrutura física e complexa, está em constante dinamismo. A Neurociência estuda o que há de melhor nas várias disciplinas que investigam o ser humano e, a partir de técnicas inovadoras, se obtém qualidade de vida. Toda pesquisa cientifica contribui para o conhecimento e, assim, cuidar e curar torna-se cada vez mais eficaz.

O Viver
 
“O que sou”, “quem sou”, “para que vivo”, “por que vivo”, “o que é certo e errado”, “o que é bom e mau”, “o que é bem e mal”, são questões que rodeiam a alma humana desde sempre. Ansiando por respostas, a “grande jornada” inicia.

Tudo começa ainda na gestação, quando o DNA dita algumas regras e cerca de 2% desta informação influencia nosso comportamento, emoção e possíveis doenças manifestadas ao longo do viver.  Tato e audição recebem os primeiros estímulos deste universo rico em sensações, sons e sentimentos. O movimento é constante até o último minuto de vida…

As situações da vida impõem decisões, anseios, limites, conflitos e possibilidades.  Por ser único, complexo, mutável e de uma riqueza infinita, torna-se possível ao ser humano, obter um resultado saudável em todos os aspectos da vida.

Creio que a maior necessidade humana seja relacionar-se e o ponto de partida é com o próprio eu. A Filosofia provoca pensar a vida e o que vale a pena viver. Disse Sócrates (470 a. C. – 399 a. C.): “Conheça-te a ti mesmo”, pois o fazendo, teremos condições de mudar e melhorar questões que nos adoecem física e emocionalmente.

 A Psicologia (estudo da alma) dedica-se a investigar esse processo de conhecer-se (psique) através da interpretação dos comportamentos, sentimentos e raciocínios que a natureza humana é capaz de apresentar. O psicólogo, como espelho da alma que tem diante de si, provoca e promove este conhecimento. A vida é o grande cenário psicológico onde as relações com o mundo transformam-se em construções pessoais e únicas.

A Psicoterapia auxilia os descobrimentos, na maioria inconscientes, e através da palavra, propõe mudanças necessárias nas emoções, pensamentos e comportamentos. Desta forma tomamos consciência dos conflitos inconscientes da alma.

O cérebro como estrutura física e complexa, está em constante dinamismo. A Neurociência estuda o que há de melhor nas várias disciplinas que investigam o ser humano e, a partir de técnicas inovadoras, se obtém qualidade de vida. Toda pesquisa cientifica contribui para o conhecimento e, assim, cuidar e curar torna-se cada vez mais eficaz.

Com os conhecimentos atuais das Ciências e Neurociências, a Hipnose é ferramenta facilitadora para que o viver torne-se um bem real. Com o reconhecimento atual da plasticidade neural, neogênese e epigenética é possível modular, desenvolver e manipular conexões neurais, permitindo mudanças nas emoções e nos pensamentos, promovendo e provocando alterações significativas na biologia, fisiologia, psicologia e comportamento humano.

O quanto antes o trabalho for realizado, mais se evitará desordens orgânicas e emocionais.

Cabe a cada um, respeito e responsabilidade em si, a fim de viver o que há de melhor na liberdade escolhida.

“Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino”. (Lidia Weber)

Objetivo: promover conscientização e reflexão aos adotantes e aos adotados referentes à adoção.
Para essa conscientização e reflexão são utilizados materiais relacionados ao tema, como Psicoterapia Individual, Familiar, questões burocráticas e, principalmente, sociais, apresentando a realidade da adoção e auxiliando em uma análise da escolha e convívio em questão.

Foi sancionada no dia 03 de agosto de 2009, a nova lei nacional de adoção nº 12.010/09, responsável também pela mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente. A nova lei visa garantir o direito da criança/adolescente no contexto familiar.

O conhecimento de tal informação auxilia para uma escolha consciente e responsável.

Vale ressaltar que uma adoção é uma via de mão dupla, onde muda a vida do adotado e do adotante. Logo, ambos devem trabalhar e elaborar as suas questões para uma relação saudável, de respeito e clareza, para compreender e priorizar a história de vida de ambos.

Compreender que a identidade profissional é um aspecto da identidade do sujeito e parte de um sistema mais amplo, é determinada e determinante em relação a toda personalidade. Portanto, torna-se necessário, em primeiro lugar, entender a identidade e, em sequência, descobrir a identidade profissional. Trabalha-se o campo psicológico e pedagógico quando o objetivo é a escolha profissional.

Público alvo: Adolescentes.

Trata-se de uma abordagem para análise e desenvolvimento de habilidades comportamentais. O paciente aprende a melhor maneira de reconhecer seus pensamentos e comportamentos podendo evitar possíveis recaídas.

“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano”. (Skinner)

Tem por objetivo trabalhar, através do inconsciente, necessidades, complexos, angústias, traumas e tudo que perturbe o equilíbrio emocional. Utiliza-se da Psicanálise para alcançar a compreensão, autoconhecimento e melhorias para conviver consigo e com o próximo.

“Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.” (Freud)