Toxina Botulínica
A aplicação da Toxina Botulínica A no meio estético tem como objetivo a prevenção de rugas estáticas (são aquelas que mesmo sem expressão são aparentes), ou seja, sua principal indicação são as rugas dinâmicas (as quais aparecem conforme as mímicas faciais).
A recuperação funcional desta musculatura volta acontecer por volta do 4º/5º mês após a aplicação, pois novos brotamentos axônios são criados pelo organismo permitindo que haja novamente a contração muscular. Essa recuperação varia em cada paciente, pois envolve diversos fatores tais como expressões frequentes, grau de hipertrofia muscular e outros.
É importante uma prévia anamnese do paciente, necessária para avaliar quais os locais de aplicação.
Uma aplicação pontual e preventiva dá ao paciente a liberdade de escolha do local de a ser tratado, ou seja, caso o paciente tenha uma quantidade maior de linhas na testa, pode optar por aplicar toxina somente na testa. Com o passar dos anos começam a ter indicações para mais áreas como a glabela (entre os supercílios) e orbicular dos olhos (pés de galinha).
Existem ainda alguns pontos que podem ser tratados como as chamadas “buddy lines” formadas na parte superior do nariz ao sorrir, linhas abaixo dos olhos também podem ser suavizadas com aplicação da toxina dependendo do caso.
Como a toxina é aplicada na musculatura, não tem fortes indicações para terço inferior da face uma vez que pode alterar movimentos, como fala, sorriso, alimentação e outros.
Para um resultado natural e satisfatório deve ser feito um cálculo prévio da quantidade de toxina aplicada em cada uma das regiões que varia conforme o grau de hipertrofia muscular avaliado pelo profissional.
O efeito da toxina não é imediato. Após aplicação, a toxina começará agir 48 horas e seu efeito estabiliza em torno de 15 dias.
As aplicações devem respeitar um intervalo de 6 meses, para que o paciente não crie resistência à toxina e possa continuar usufruindo dos resultados.
O procedimento é feito em consultório com aplicação de anestésico tópico.
Tipos de Aplicações:
Hoje a tendência é evitar o congelamento, priorizando a naturalidade do indivíduo, para isso utilizamos no terço superior de face:
• TESTA
• GLABELA (entre os supercílios);
• ORBICULAR DE OLHOS (Pés de galinha)
Os valores e técnica de aplicação podem variar de pessoa e grau de hipertrofia muscular.
Aplicação
Completa
Aplicação Orbicular
de Olhos
Aplicação
Testa
Aplicação Testa
+ Glabela
Dúvidas frequentes:
Botox® é a mesma coisa que toxina botulínica? Qual a sua ação?
O Botox® é uma das apresentações da toxina botulínica, como é também o Dysport®, Prosigne®, Botulift®, Xeomin® e outros. A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria, que quando aplicada na musculatura bloqueia as terminações nervosas ocasionando a paralisia temporária do músculo.
No “bigode chinês” pode ser colocada toxina botulínica (Botox®)?
O dito “bigode chinês” é o sulco no canto da boca, que dá um aspecto de boca triste. Na realidade tanto ele como os sulcos faciais que se estendem do canto do nariz até o canto da boca, são consideradas rugas mais profundas, sendo a melhor indicação o preenchimento (bioplastia com ácido hialurônico). A toxina botulínica não tem esta indicação, ela é usada para rugas de expressão, seriam aquelas que se realçam ao contrair a musculatura facial, caso aplicada nessas regiões podem alterar movimentos como fala, sorriso, alimentação e outros.
Como colocar a toxina botulínica sem perder a mímica?
O grau de satisfação em relação à paralisação muscular pela toxina botulínica depende muito daquilo que o paciente deseja e do que foi solicitado ao profissional. Tem casos que não tem como retirar as rugas sem paralisar totalmente a musculatura. A quantidade de produto utilizado também influencia o grau de paralização muscular. Aconselhamos que antes da aplicação seja vastamente discutido o que se deseja e o que é possível ser feito.